Modos de Atuação em

Gestão de Interesses Jurídicos &
Segurança Jurídica

  • I

    Utilizar o Direito como instrumento da
    Administração, analisando sob a ótica jurídica cada decisão a ser tomada.

  • II

    Simular situações e ações, qualificando e
    quantificando seus riscos.

  • III

    Apontar a decisão que oferece a melhor equação eficiência/segurança, orientando o
    cliente na sua implementação.

Estas são algumas etapas do processo de gestão de interesses jurídicos por meio do qual promovemos a segurança jurídica de nossos clientes, titular de múltiplos interesses e direitos. Assim, diminuímos os riscos de suas atividades e contribuímos para a evolução de seus negócios e a preservação de seus interesses.

Desenvolvemos nossas atividades profissionais em constante cooperação com os clientes, visando alcançar a segurança jurídica necessária à realização de negócios e à produção de riqueza, criando um ambiente no qual os riscos e as oportunidades são adequadamente mensurados.

Os tipos de atividades desenvolvidas com vistas à promoção da segurança jurídica dos clientes são os seguintes:

ASSESSORIA EM LITÍGIOS (Contencioso)

Litigioso é vocábulo sinônimo de “ausência de consenso”. Normalmente, em países de estrutura judiciária, administrativa e legislativa complexa como a nossa, implica também em longa e incerta espera para a efetivação de direitos. Processos administrativos ou judiciais representam custos, seja em tempo, seja em dinheiro. Contudo, em muitos casos esta é a alternativa, podendo ser administrada de modo a favorecer o interesse do cliente. Os diferentes processos possíveis na atividade jurídica contenciosa são, em verdade, formas de solução estatal de conflitos. A elisão deste tipo de solução depende de negociação direta, da mediação ou da arbitragem, formas de composição cada vez mais presentes no ambiente de negócios.

Consultoria jurídica

O exercício da advocacia tem como uma de suas formas a orientação do titular de interesse jurídico, com o intuito de demonstrar o ideal modo de tratamento de questões jurídicas diversas. Por esse meio, fugindo de condutas unicamente reativas (processos), o consulente adquire condições seguras de tomada de decisão. O aconselhamento ético e responsável tem por escopo enriquecer o universo de informações dos gestores, preparando o ambiente para a tomada da melhor decisão.

Auditoria jurídica

Por meio de procedimentos preventivos de verificação da conformidade da gestão com a legislação, as empresas podem contratar serviços de aferição do grau de cumprimento das normas a que estão submetidas. A partir de parecer emitido por auditores jurídicos, que apontam desalinhamento da conduta com a norma específica, as empresas estarão aptas a adotar procedimentos corretivos, quando necessário, afastando riscos decorrentes do descumprimento da legislação.

Seguro jurídico

Uma das formas de contratação dos serviços jurídicos acima mencionados é a contratação de uma cota jurídica, expressão que, em nosso escritório, significa determinado número de horas de consultoria e de processos, independentemente da área jurídica, a que terá direito o cliente mediante o pagamento e valor fixo mensal, adquirindo uma espécie de seguro jurídico, que será fornecido por meios de nossos serviços, nos termos e condições contratados.

TREINAMENTOS IN COMPANY & COMPLIANCE

A elevação dos níveis de consciência organizacional se reflete na qualidade dos talentos que a empresa mantém. Por isso o treinamento de equipes não pode ser visto como despesa, mas como investimento. Treinamento e qualificação de colaboradores em temas jurídicos pode ser extremamente compensador para as empresas, visto que incute nos diversos níveis da organização a preocupação com gestão orientada por compliance. A Cardoso&Salomão oferece treinamentos sobre diversos temas de natureza jurídica.

CREDENCIAIS, CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTO
  • CESA
  • OAB
  • AASP
  • ASES
  • IBRADEMP
  • ANÁLISE
  • IBDFAM
  • IBA
  • Análise Advocacia
  • Análise Advocacia